AMALÁS E SEUS ELEMENTOS
As Informações a seguir foram desenvolvidas dentro das diretrizes do Terreiro Pai Benedito de Angola, e tem a finalidade de informar e auxiliar quanto ao ritual do Amalá. A Umbanda é uma religião consideravelmente nova, porém carrega consigo um forte peso histórico e cultural, deste modo, faz-se necessário o estudo aprofundado sobre os Amalás seus elementos e fundamentos e que são utilizados no Terreiro de Umbanda Pai Benedito de Angola.
Referente a sua Etimologia, a palavra AMALÁ é oriunda do Iorubá àmala, e tem como variação o termo omalá. Amalá é um termo muito presente nos terreiros de Umbanda e Candomblé, refere-se a comida votiva de vários Orixás. Desse modo, sua origem e fixação na liturgia e na cultura dos povos de terreiro, ocorreu no limiar histórico da instituição da colonização brasileira, que arraigou às terras brasileiras uma grande gama cultural, que somado à forte influência e resistência indígena, foram definindo o panteão étnico e cultural do Brasil, que naquele momento sofria uma forte dominação catolicista.
O Amalá é um ritual em que, o médium ou consulente, oferece alguns elementos as entidades para que eles possam trabalhar por uma causa pré-determinada, à escolha de quem está ofertando. Cada Orixá possui um campo de atuação de maior intensidade, por isso, é de suma importância, certificar-se que o seu amalá está na energia correspondente ao orixá e está sendo entregue com os elementos corretos. Os elementos entregues criam um campo de força e essa energia é trabalhada pelos espíritos para benefício do pedido.
Faz-se importante a intenção que se é colocada, desde o momento que se tem a concepção de confeccionar o Amalá, na busca dos elementos e na tão expectável entrega. Vale frisar que, o Amalá não é uma moeda de troca, ele também não irá transformar sua vida, para isto, cada indivíduo é responsável pela mudança dos seus hábitos, sendo necessário que a pessoa dê o primeiro passo para que ocorra a realização do seu pedido. Como descrito anteriormente, a energia dos elementos ofertados será trabalhada, pela lei do merecimento, a seu favor.
Lembramos que:
-
É importante certificar-se de que está entregando no Amalá os elementos correspondentes a vibração desejada;
-
Quantidade não importa, o importante é entregar os elementos corretos e preparar tudo com amor e carinho;
-
Não há necessidade das fitas coloridas, se o trabalho pode ser cercado com raízes de folhagens;
-
Copos de vidro ou copos de plásticos também caem no absurdo e no erro, por não terem nenhuma energia;
-
A Umbanda por ser ecológica tem que defender e preservar a Natureza e por isso nossos Amalás, elementos que usamos com bastante frequência, devem seguir a mesma filosofia;
-
Muitos acreditam que Amalás precisam ficar expostos até o final da queima de velas e ou charutos, aproveito para esclarecer, que nós do TUPBA não pensamos assim, em nossa visão os elementos colocados em uma Amalá tem função magística e começam a ser ativados quando a pessoa inicia o processo de construção do Amalá solicitado, sendo totalmente ativo quando a entrega e feita e os elementos como vela e outros são ascendidos;
-
O tempo de duração deste processo, depende dos trabalhos que estão sendo feitos, mas com certeza não precisam ficar por um longo período;
-
O Amalá pode ser simples e de preferência entregue na área de Amalás do TUPBA, Assim poupamos a natureza, não poluímos as ruas e podemos fazer nossas entregas em segurança, caso isto não seja possível e o mesmo for feito em outra área, é necessário que quem o fez retorne e faça a limpeza do local.
Clique na foto Abaixo