Em nosso Terreiro realizamos alguns rituais, entre eles temos:

Jogo de Obi
Obi é a semente de uma palmeira africana muito utilizada para descobrir o Orixá de cabeça de um filho. Essa semente é cortada em quatro partes e jogada pelo pai de santo, que intui qual é o Orixá do filho e o Obi confirma.
A semente vibra na energia do Orixá. A disposição em que suas partes caem denota resposta positiva ou negativa. A resposta pode não ser imediata, por isso o pai de santo joga quantas vezes forem necessárias para confirmar o Orixá.
Amaci
É a entrada do médium na Umbanda, através de um ritual que integra o filho a religião. A partir deste momento, alguns compromissos são firmados: do médium com suas entidades e do médium com a Umbanda.
Neste ritual a cabeça do médium é lavada com ervas e bebidas do seu Orixá com o objetivo de conectar o filho ao seu Orixá. Um pano branco é utilizado para condensar a energia despejada na coroa.
As Ervas e bebida utilizada é guardada numa espécie de pratinho de barro chamado alguidar, que é alimentado pelos pais de santo e representa a firmeza do filho na casa.
No Amaci é também onde o médium recebe sua guia de trabalho, que é cruzada no próprio ritual.


Batizado
Cerimônia que abençoa o espírito dentro dos critérios da Umbanda.
No batizado, a cabeça do filho é lavada com água.
No batismo em nossa umbanda temos a consagração da criança com a participação de padrinhos materiais e espirituais escolhidos pelos pais.
A cerimônia é realizada pelo Pai ou Mãe de Santo, incorporados ou não.
O rito pode acontecer em uma gira ou em uma data especial.
Utilizamos elementos ritualísticos como Água, Pemba Branca, Sal, Velas e Óleo.
Casamento
Na Umbanda é realizado pela entidade do pai de santo, tem padrinhos espirituais e materiais. Os padrinhos espirituais recebem a missão de proteger o casal;
São utilizados elementos como: flor em água para benzer o casal, pemba para cruzar as alianças.
Cada noivo recebe uma guia de seu pai de cabeça que troca com seu cônjuge, ação que representa a troca de cuidados de um pelo outro.
É o ritual que consagra e abençoa a união de um casal sob a proteção dos Orixás.
